Consultar Gabarito ENEM 2017 — Respostas divulgadas → ACESSE

Após o término da prova, muitos alunos desejam ter acesso ao gabarito ENEM 2017. É normal ficar ansioso ou nervoso e querer saber quantas questões você errou ou não, para se ter uma ideia da nota final. O Exame Nacional do Ensino Médio, ou ENEM, é uma das mais importantes provas do país.

Sua importância é enorme para aqueles que estão tentando passar em uma universidade e seguir a carreira desejada. Por isso, muitos estudam horas e horas por dia para conseguirem obter a melhor nota possível, de acordo com o curso escolhido.

Com o número de inscritos cada vez maior, muitos que tentam pela primeira vez conseguir uma boa nota não sabem informações básicas sobre este exame.

Como funciona o ENEM 2017?

Gabarito ENEM 2017

O ENEM é uma prova de nível nacional, realizada todos os anos com a função de nivelar o conhecimento dos alunos que finalizaram o Ensino Médio, permitindo aos mesmos que possam usar a nota obtida para escolher um curso em uma universidade pública ou até mesmo privada.


  • Prova ENEM 2017

Gabarito ENEM 2017A prova consiste em noventa questões divididas em quatro áreas de ensino e numa redação dissertativa-argumentativa realizada no segundo semestre. A prova não é única, porém. Ele é feita em quatro modelos diferentes com questões diferentes, classificados por cores. Isso se deve a necessidade de evitar as famosas “colas” na hora da prova.

Nos anos anteriores à 2017, a prova era realizada em somente um fim de semana nos sábados e domingos, com duração de aproximadamente cinco horas. Porém com as últimas mudanças feitas pelo Governo Federal a realização das provas será em duas semanas consecutivas, nos domingos.

Dessa forma, o ENEM é feito principalmente pelos que desejam ingressar numa faculdade pública, mas não só isso. O exame também permite ao candidato concorrer a vagas no Prouni, SiSU e FIES.


  • Inscrição ENEM 2017

Gabarito ENEM 2017Para se inscrever, é preciso acessar o site do Portal do Participante, do INEP no período em que se iniciar o período de inscrição e se cadastrar e informar seus dados. Após isso preencher preferências sobre o local da realização do exame e também um questionário com várias questões socioeconômicas.

Por último, é preciso imprimir um boleto no valor de R$ 82,00, que é a taxa de inscrição da prova. Vale frisar que não são todos os estudantes que precisam pagar esta taxa.

Estudantes de baixa renda (com salário mínimo de até R$ 1.405,50) por exemplo, estão isentos dessa cobrança, sendo possível dar entrada no pedido de isenção no próprio ato da inscrição. Existem outras situações em que você pode obter a isenção, porém é preciso acessar o edital do ENEM e tirar suas dúvidas.

Gabarito ENEM 2017

Logo a seguir você poderá visualizar o gabarito ENEM 2017 extraoficial das provas Amarela, Branca, Azul e Rosa que foram realizadas no dia 05 de novembro em todo Brasil. Vale a pena ressaltar para você candidato, que esse não é o gabarito oficial disponibilizado pelo INEP.

Confira:


  • Gabarito da prova amarela

Gabarito ENEM 2017


  • Gabarito da prova branca

Gabarito ENEM 2017


  • Gabarito da prova azul

Gabarito ENEM 2017


  • Gabarito da prova rosa

Gabarito ENEM 2017

O gabarito ENEM é a lista com todas as questões resolvidas de cada caderno do ENEM. Essas listas são divulgadas alguns dias após o término do exame pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep), um órgão subordinado ao MEC que é o responsável pela aplicação dos exames todos os anos.

Dessa forma, essas listas são os resultados oficiais do exame, permitindo a você verificar mais ou menos a quantidade de questões que acertou.

Vale dizer, porém, que o número de respostas acertadas não lhe dá uma nota exata. A nota do ENEM é calculada de uma forma diferente das de outros exames, sendo essa forma chamada de Teoria da Resposta ao Item, ou TRI.

  • Entenda a TRI (Teoria de Resposta ao Item)

A TRI busca medir não só o desempenho do candidato em questão. Dizendo de forma mais simples, o candidato que responder corretamente uma questão que boa parte dos outros não respondeu corretamente irá obter uma maior pontuação.

Ainda nesse caso, se este mesmo estudante errar outras questões que são consideradas fáceis, ou acertar poucas das consideradas difíceis, entende-se que provavelmente marcou a resposta correta em questão por acaso. E por isso, o estudante acaba recebendo menos pontos pela questão.

Assim sendo, é impossível um aluno calcular a sua própria nota com as respostas do gabarito ENEM 2017, já que cada questão não tem uma pontuação específica, variando de acordo com diversos fatores.

Onde e quando é divulgado o Gabarito ENEM?

Gabarito ENEM 2017O gabarito ENEM é divulgado somente após o término do período de prova, num período que costuma varia de dois a quatro dias, no máximo.

Os gabaritos oficiais da provas do ENEM são divulgados diretamente no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), onde o candidato deverá baixar os cadernos na cor correta para poder verificar as respostas.

Como consultar Gabarito ENEM?

Apesar da divulgação antecipada do gabarito ENEM, só é possível saber a sua nota um tempo depois. Para ver o resultado do exame, é preciso acessar o Portal do Participante e preencher os campos obrigatórios.

Gabarito ENEM 2017

Após isso, haverá uma opção onde o candidato poderá ver seu desempenho em todas as provas e também na redação. Porém este resultado não sai junto com o gabarito enem. O resultado final costuma sair somente no mês de Janeiro do próximo ano. Este ano, o resultado sairá no dia 19.

Consultar Gabarito ENEM 2017 — Respostas divulgadas → ACESSE
4 (80%) 1 vote

Deixe um Comentário